Gostou do artigo? Compartilhe!

FASCITE PLANTAR

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

FASCITE PLANTAR


Fasciíte plantar ou fascite plantar (também conhecida como síndrome do Esporão do Calcâneo) é um distúrbio doloroso comum que afeta o calcanhar e a planta do pé. É frequentemente causada pela lesão por esforço repetitivo da fáscia plantar, que se intensifica com exercício físico, peso ou idade.
A fascite plantar é a principal causa de dor no calcanhar. Geralmente, está associada a longos períodos na posição de pé. Entre a população não-atleta, a fascite plantar está associada a obesidade e falta de atividade física. 
A fascite plantar é a lesão mais comum da fáscia plantar e é a principal causa de dor no calcanhar, responsável por 80% dos casos. A condição tende a ocorrer com maior frequência em mulheres, recrutas militares, atletas mais velhos, obesos e atletas jovens do sexo masculino. Estima-se que a fascite plantar afeta 1 a cada 10 pessoas em algum momento da vida e é mais comum afetar os indivíduos entre 40-60 anos de idade. 
A dor característica da fascite plantar é geralmente sentida na parte de trás do calcanhar e é mais intensa durante os primeiros passos, após se levantar da cama. 
Os fatores de risco identificados para a fascite plantar incluem: correr excessivamente, permanecer de pé em superfícies duras por longos períodos e pé chato. A obesidade é encontrada em 70% dos indivíduos que se apresentam com fascite plantar. 
Sensibilidade à palpação da parte interna do osso do calcanhar na sola do pé pode ser observada durante o exame físico. Estudos de imagem para o diagnóstico da fascite plantar raramente são necessários. 
A maioria dos casos (90%) de fascite plantar é auto-limitada e deve melhorar em um período de seis meses com tratamento conservador ou em um ano independentemente de qualquer tratamento. A abordagem terapêutica conservadora inclui repouso, aquecimento, gelo, exercícios de alongamento do tendão de Aquiles e da fáscia plantar, perda de peso, uso de antiinflamatorios ,além de palmilhas, calçados apropriados, 

Autor

Dr Thiago Pinto de Oliveira Gomes

Dr Thiago Pinto de Oliveira Gomes

Ortopedista e Traumatologista

Mestrado em Imunologia E Bioquímica de Compostos Bioativos no(a) UFVJM.