Gostou do artigo? Compartilhe!

5 DICAS DE PREVENÇÃO A OSTEOPOROSE

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A osteoporose é uma patologia que compromete a arquitetura óssea, reduzindo assim a sua densidade e massa, o que provoca um aumento da fragilidade óssea e maior risco de fraturas.
É uma doença assintomática. Caso não haja prevenção precoce para retardar a osteoporose ou a realização de exames diagnósticos, a doença vai evoluindo até ocorrer uma fratura que pode ser grave.

DICAS DE PREVENÇÃO: 
#
🏋️‍♂️1- Pratique atividade física:
O osso precisa de estímulo para se desenvolver. A tensão óssea direta ocasionada pelo contato do membro com o solo, associado a tração muscular, uma vez que os tendões se originam e inserem nos ossos, estimula o crescimento da massa óssea durante a atividade física. 
#
🌞 2- Exposição solar moderada sobretudo dos braços e pernas antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protetor solar, é importante para aumentar os níveis de vitamina D. 
#
🥛🧀 3- Aumente a ingestão de alimentos ricos em cálcio.
Leite, queijo, manteiga, ovos, iogurte, verduras e folhas verde-escuras (couve, agrião, brócolis), frutas (tâmara, damasco, tangerina, ameixa seca), além de grão de bico e chia. 
#
🍴4- Acrescente a sua dieta, alimentos ricos em vitamina D. Salmão, atum, sardinha, frutos do mar🦐 mariscos🐚, peixes 🐟, cogumelos, bife de fígado e gema do ovo🥚. #
💡5- Procure um ortopedista, para avaliação inicial e prevenção, através de exames laboratorais (cálcio, vitamina D, etc), RX e a densitometria óssea (exame que avalia a densidade da mineral óssea). 

Autor

Dr Thiago Pinto de Oliveira Gomes

Dr Thiago Pinto de Oliveira Gomes

Ortopedista e Traumatologista

Mestrado em Imunologia E Bioquímica de Compostos Bioativos no(a) UFVJM.