Gostou do artigo? Compartilhe!

PRONAÇÃO DOLOROSA

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A pronação dolorosa do cotovelo é uma luxação benigna frequente entre crianças entre 1 e 5 anos.
A pronação designa uma posição normal do membro superior onde a palma da mão está voltada para baixo. Já a pronação dolorosa do cotovelo é consequência de um traumatismo na região do antebraço, resultado geralmente de uma tração abrupta. Essa situação acontece quando os pais ou pessoas próximas tracionam o braço da criança, puxando-o para cima para ajudá-lo a atravessar a rua, passar por cima de um objeto ou como forma de brincadeira. A tração causa um pequeno deslocamento da cabeça do rádio em relação ao ligamento anular, produzindo um pequena subluxação da cabeça do rádio, produzindo a dor.
O único sintoma da pronação dolorosa do cotovelo é uma dor forte que surge logo após o acidente. A criança exprime dor através do choro ou evitando esticar o braço luxado. Em geral, ela deixa o braço estendido ao lado do corpo e a palma da mão fica virada para frente.
O exame clínico ou seja a observação do braço lesionado, associado a história de tração do membro da criança costuma ser o suficiente para determinar a ocorrência da pronação dolorosa. Um exame de imagem pode ser necessário para garantir que o problema não se trata de uma fratura do cotovelo.
O tratamento da pronação dolorosa do cotovelo se dá através de uma simples manobra executada por profissional gabaritado, mais precisamente o ortopedista.. Com isso, a cabeça do rádio volta a se alinhar. A manobra, no entanto, deve ser feita no espaço de algumas horas após a lesão. Na maioria dos casos, a criança pode retomar suas atividades assim que a dor passa, em 15 a 30 minutos.
Para evitar novos casos do problema, o mais indicado é que pais e parentes evitem tracionar o braço da criança. Quando os episódios são muito frequentes, é possível a realização de uma cirurgia para corrigir o desalinhamento. 
Caso seu filho apresente algum desses sintomas, procure um ortopedista. 

Autor

Dr Thiago Pinto de Oliveira Gomes

Dr Thiago Pinto de Oliveira Gomes

Ortopedista e Traumatologista

Mestrado em Imunologia E Bioquímica de Compostos Bioativos no(a) UFVJM.