Gostou do artigo? Compartilhe!

SINDROME FEMOROPATELAR DOLOROSA

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A Síndrome Femoropatelar Dolorosa é uma patologia causada por um desequilíbrio entre a musculatura flexora e extensora do joelho. Na grande maioria das vezes ocorre devido uma contratura da musculatura flexora do joelho, ou seja, isquiotibiais e o bíceps da coxa. Isso leva a uma sobrecarga da musculatura extensora com um aumento da pressão entre a patela e a tróclea femoral.
Esse aumento de pressão pode ocasionar uma lesão cartilaginosa (condromalácia), tanto na tróclea femoral quanto na patela, gerando dor.

Os principais sintomas são:

📍Dor anterior do joelho, sobretudo ao subir e descer escadas ou ao ficar por muito tempo sentado, com o joelho fletido (dobrado).

📍Sensação de pressão anterior no joelho (patela).

📍Déficit de extensão do joelho

👨‍⚕️O diagnóstico é clínico. Os exames de imagem (RX e Ressonância Magnética) servem apenas para detectar possíveis lesões cartilaginosa ou ósseas.
-
🦴O tratamento, na grande maioria das vezes, é conservador, ou seja, através de medicação antiinflamatoria e fisioterapia (visando o alongamento dos tendões flexores), mas em caso de lesão da cartilagem, pode ser indicado: colágeno, viscossuplementação ou até mesmo, procedimentos cirúrgicos.

Em caso de apresentar algum desses sintomas, procure um ortopedista.

Autor

Dr Thiago Pinto de Oliveira Gomes

Dr Thiago Pinto de Oliveira Gomes

Cirurgia Do Joelho, Ortopedista e Traumatologista

Mestrado em Imunologia E Bioquímica de Compostos Bioativos no(a) UFVJM.